Existem na paisagem indicações muito claras dos processos sociais que as moldam. Um bairro pobre de uma cidade reflete desigualdade social na apropriação da renda, evidenciada nas ruas sem calçamento, nas praças abandonadas, nas valas abertas por onde correm os esgotos.
A observação e a interpretação da fisionomia da paisagem - que é a porção do lugar que a vista alcança - faz parte da essência do saber da Geografia.
Olhar e pensar sobre o que está presente em cada rua de sua cidade, em cada bairro, em cada campo plantado, em cada montanha ou floresta pode ajudar a compreender como natureza e a sociedade se combinam para moldar as diferentes formas que existem na superfície da Terra.
Para a ciência geográfica, a paisagem deve ser entendida como indicadora de conteúdo vivo e de processos dinâmicos, isto é, em constante transformação.
O estudo da paisagem se constitui num dos mais antigos métodos de estudo pertencentes à Geografia.
Tomemos, por exemplo, a observação da vegetação, que é o aspecto mais visível da vida na superfície da Terra. As formações vegetais revelam muitas informações sobre as condições do clima e do solo do lugar. Em uma área tropical, quente e úmida, a existência de uma floresta exuberante e permanentemente verde mostra, quase sempre, que o clima é favorável ao desenvolvimento da vida vegetal.
Por causa das atividades humanas, a paisagem natural vai sofrendo múltiplas modificações no decorrer do tempo, transformando-se numa paisagem humanizada, pela incorporação de elementos culturais.
De acordo com a atividade predominante da população de um lugar, vão se estruturando paisagens de diferentes características, segundo os graus de transformação dos elementos naturais, e conforme a intensidade e a orientação da atividade humana. Desse modo, podemos diferenciar paisagens agrícolas, minerais, industriais e urbanas.
O maior impacto das atividades humanas está presente na paisagem urbana, que é o produto de atividades ligadas à indústria, ao comércio e ao serviço. Isso mostra que a paisagem não é dada para todo o sempre, mas que é objeto de mudança permanente.
É nas cidades que melhor podemos observar a dinâmica da paisagem, dada a velocidade das transformações que ocorrem no espaço urbano.
Por mais que tentemos aprender sobre o "mundo" a partir dos livros, filmes, documentários ou mesmo na escola, isso só é possivel a partir do espaço onde vivemos, a percepção maior e a relação que estabelecemos está na realidade que vivemos. O mundo atua sobre nós, a sociedade atua sobre nós, e nós inconscientemente ou cosncientemente vamos nos moldando, nos adaptando. Perceber no lugar a inter relação de vários fatores naturais e sociais é fundamental para entendermos o tempo que vivemos.
ResponderExcluirAcho que apesar de ser necessária a transformação do homem sobre as paisagens, esta, quando muito acentuada, começa a destruir lugares. Isso já está acontecendo atualmente. A paisagem natural está perdendo seu espaço para a urbana, o que afeta o ser humano ,pois é motivo de desmatamento, ar e rios poluído e até o aquecimento global. Cada paisagem deve ter seu espaço e o homem não está respeitando isto.
ResponderExcluirDevemos repensar nosso modo de ocupar e aproveitar o mundo, se não sofreremos cada vez mais com a resposta da natureza.
o autor desse Blog precisa de aulas URGENTE..
ResponderExcluirsou um critico ..
uma sugestão .. mudar a cor AMARELA DO BLOG
Ótimo site .. PARABÉNS!
ResponderExcluirtáh meio colorido demais sóh !!
Este blog é aberto a críticas e sugestões quanto ao conteúdo, design e formatação. Assim agradecemos ao anônimo que colaborou neste sentido. Nosso objetivo é transformá-lo em um espaço aberto ao debate e a crítica construtiva, de ideias, valores,conhecimentos e acontecimentos..
ResponderExcluirA informação esta em primeiro nesse blog,e isso é muito importante para ficarmos por dentro do que acontece no mundo.
ResponderExcluir