A expressão Sociedade de Consumo designa uma sociedade característica do mundo desenvolvido em que a oferta excede geralmente a procura, os produtos são normalizados e os padrões de consumo estão massificados. O surgimento da sociedade de consumo decorre directamente do desenvolvimento industrial que a partir de certa altura, e pela primeira vez em milénios de história, levou a que se tornasse mais difícil vender os produtos e serviços do que fabricá-los. Este excesso de oferta, aliado a uma enorme profusão de bens colocados no mercado, levou ao desenvolvimento de estratégias de marketing extremamente agressivas e sedutoras e às facilidades de crédito quer das empresas industriais e de distribuição, quer do sistema financeiro.
Características da sociedade de consumo:
As principais características da sociedade de consumo são as seguintes:
. Para a maioria dos bens, a sua oferta excede a procura, levando a que as empresas recorram a estratégias de marketing agressivas e sedutoras que induzem o consumidor a consumir, permitindo-lhes escoar a produção.
. A maioria dos produtos e serviços estão normalizados, os seus métodos de fabrico baseiam-se na produção em série e recorre-se a estratégias de obsolescência programada que permita o escoamento permanente dos produtos e serviços.
. Os padrões de consumo estão massificados e o consumo assume as características de consumo de massas, em que se consome o que está na moda apenas como forma de integração social.
. Existe uma tendência para o consumismo (um tipo de consumo impulsivo, descontrolado, irresponsável e muitas vezes irracional).
Pergunta : Você é o que você consome? O que importa é Ser ou TER? Faça uma reflexão, pense nos valores do humanismo, da democracia e comente: Será que há espaço e acesso para toda humanidade neste modelo de sociedade?
Muitas pessoas não tem acesso a nada, geralmente em países pouco desenvolvidos em que a mão-de-Obra é barata.
ResponderExcluirCarlos 9ºS
Atualmente, embora esteja errado, somos o que consumimos e o TER é mais importante que o SER, foi o que a globalização-capitalismo implantou na mente de todas as pessoas. Quando elas consomem muito são ricas e importantes, e quando consomem pouco são pobres e excluídas.
ResponderExcluirNão há mais espaço para todos. Quem tem condições de comprar e desfrutar de tecnologias são bem-vindos e tomam todo o espaço de outros, pobres, que não são importantes na sociedade (do ponto de vista do capitalistmo), a opinião e participação deles é dispensavel -logo, essa classe de pessoas ficará sem oportunidades e só encontrará saída e sustento trabalhando em multinacionais, que se aproveitam de seres ingênuos, sempre os deixando mais pobres e enriquecendo o que já é rico.
Se não tomarmos uma atitude rapidamente esses seres humanos trabalharâo como escravos e até os que constituem a classe média será escravizada, será um mundo primitivo e devastador.
Há uma grande influência da mídia e da industria cultural de modo geral que nos leva a pensar de modo consumista. Devemos lembrar que a grande jogada do capital é que ele vive da reprodução de seu próprio sistema, desta forma "inclue" no processo mesmo a chamada mão de obra barata, que passa também a fazer parte do "bolo", a ele não interessa a eliminação de um ou outro e sim as vantagens que eles representam.
ResponderExcluirPensar um mundo possibilidades é a ordem, ter consciência que existe saidas e alternativas ao modelo de sociedade que vivemos é fundamental. Respeitar as comunidades primitivas, valorizar os costumes da nossa terra, divulgá-los, buscar modelos de produção alternativos, não poluentes,organicos, valorizar o pequeno produtor rural...enfim...modelos sustentáveis, ambientalmente corretos, socialmente abrangentes e economicamente viáveis.
As pessoas no mundo atual ligam muito para o "SER" e mais ainda para o que elas tem. Pessoas gostam de ser importantes, ser reconhecidas pelo mundo. Quanto à questão de eu ser aquilo que eu consumo. Todo mundo é assim, a pessoa é o que ela usa, aquilo que ela consome. A tecnologia está tomando conta de nossas vidas cada vez mais. Muitos talvez sejam capazes de ficar sem comer por um dia do que ficar sem tecnologia. Celulares, computadores, MP4, I-pod.
ResponderExcluirA maioria das pessoas não consegue ficar sem aparelhos eletrônicos, há países que consomem e produzem mais aparelhos eletrônicos do que comida. O que eu posso dizer a tecnologia está tomando conta de nossas vidas, abrindo espaço de qualquer maneira, nos fazendo imaginar com as melhores tecnologias, fazendo a pessoa fazer como se fosse um "upgrade" de aparelhos eletrônicos, trocando por aparelhos mais novos mais rápidos e melhores. João Viktor-9T
Por Anônimo em Sociedade do Consumo às 08:20
Geralmente concordo com algumas pessoas, somos o que comemos. Porque as pessoas que gastam mais são mais aceitas no mercado do que aquelas que compram apenas o necessário. É excluída! Em minha opinião, na verdade o TER é mais importante de que ser, porque se você tiver roupas, tecnologias, você é bem aceita nesse mundo de hoje.
ResponderExcluirAgora então você TER é melhor que SER, em minha opinião.
Por Anônimo em Sociedade do Consumo às 08:13
É legal falar sobre isso porque tem gente que não sabe nada dessas coisas então isso os ajuda à aprender um pouco mais, é bem interessante eu gostei quem bolou isso foi bem inteligente.
ResponderExcluirRaphael Pisani da Silva 9ºANO T
Por Anônimo em Sociedade do Consumo às 08:07
Nossa sociedade está se desenvolvendo, porém muitas pessoas não têm acesso as novas tecnologias como a internet, etc... Nesse meio tecnológico somos beneficiados, temos mais empregos, qualidade de medicamentos, etc
ResponderExcluirMatheus e Alison 9°S
Por Anônimo em Sociedade do Consumo em 12/05/11
EU ACHEI ESSE TEXTO MUITO LEGAL, POIS ELE FALA COMO TUDO EVOLUIU E COMO SERÁ NOSSO FUTURO .
ResponderExcluirPor Pedro em Sociedade do Consumo em 12/05/11